Equitação

Equitação

O CAVALO

Os cavalos são animais especiais, fascinam-nos com o seu ar selvagem de liberdade e nobreza. Na verdade são animais muito sensíveis e inteligentes. Não é da sua natureza atacarem nem defenderem-se, se se sentirem ameaçados só tentam fugir. Um cavalo que seja sempre tratado com carinho e respeito, sem violência, torna-se um animal calmo e tranquilo. São muito sociáveis e curiosos. Na verdade gostam de aprender e adoram ser elogiados.

A APRENDIZAGEM

Aprender equitação é aprender tudo sobre o cavalo, não só a montá-lo como a percebe-lo, a saber trata-lo, pôr-lhe os arreios, montar de modo a que cavalo e cavaleiro sejam uma equipa, e depois lavá-lo. Nunca esquecer de mostrar afecto e gratidão. Tal como as crianças têm de ser educados, temos de os fazer perceber que juntos podemos nos divertir.

AS AULAS

Desde a primeira aula o equitador vai dando explicações de como:

  • Mexê-lo e Limpá-lo;
  • Como comunica connosco;
  • E sobre os arreios.

A seguir montamos, ai começa-se pelas aulas de:

Equilíbrio
É feito volteio em cilham, nesta fase fazem-se movimentos nos vários andamentos que permitem relaxar, ganhar postura e a pouco e pouco acompanhar os andamentos de forma harmoniosa.

Sela A
Aqui é introduzida a cela, e cabeçada, permitindo o início da aprendizagem de como direccionar o cavalo e um apoio de assento diferente como o recurso aos estribos. Passo a passo sempre seguido pelo equitador, o cavaleiro vai começando a levar o seu cavalo, sentindo-o e aprendendo a corrigir-se a si e á sua montada no decorrer de cada aula.

Sela B
O cavaleiro domina já as várias técnicas básicas, começa agora a fazer figuras de picadeiro.

CONHEÇA MELHOR O NOSSO PICADEIRO